quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Qual dos personagens, o Calvin ou a Susie, está a agir de acordo com o princípio kantiano da moralidade?

"Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como um fim e nunca simplesmente como um meio.
(...) aquele que pensa fazer aos outros uma promessa enganadora logo se apercebe de que deseja servir-se de um outro homem como um simples meio, como se esse homem não encerrasse em si próprio um fim em si (...). Esta violação do princípio da humanidade noutrem é ainda mais flagrante se tomarmos por exemplo atentados contra a liberdade ou a propriedade dos outros. Porque nesse caso é evidente que aquele que viola os direitos dos homens tem a intenção de se servir da pessoa dos outros como um simples meio, sem considerar que as pessoas racionais devem sempre ser tratadas como fins, quer dizer, devem poder conter em si mesmas o fim dessa mesma acção ".

Emmanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Ed. 70 pp. 69-70

4 comentários:

Anónimo disse...

Nenhuma das personagens está a agir de acordo com o imperativo categórico.

Sara Raposo disse...

Porquê? Em Filosofia é necessário justificar racionalmente as afirmações que se fazem. Já agora também deve identificar-se.

Daniel F. disse...

Na "minha opinião", quem age de acordo com o princípio kantiano será respectivamente Calvin.
Este pede à Susie para copiar as respostas que ele não tinha feito, utilizando-a simplesmente como um meio. A verdade é que ele quer alcançar um determinado fim(ter boas notas sem trabalhar, ou seja, recompensas imerecidas), mas de acordo com o que Kant diz, não será "digno" da sua parte o respectivo comportamento.
Este princípio aplica-se na nossa vida inteira e não só nesta tira de banda-desenhada. Existem "n" pessoas neste mundo que utilizam os outros como um meio para alcançar os seus objectivos de vida. Um mero fim que muitas vezes é alcançado e, se calhar de maneiras pouco justas e leais para com os outros.
Penso que Kant explicou e demonstrou correctamente esta teoria, independentemente da altura em que viveu.

Sara Raposo disse...

Boa noite Daniel:
Julgo que houve um pequeno lapso linguístico seu, já que a sua explicação está correcta e mostra que compreendeu a ideia fundamental de Kant que se encontra em causa na B.D. só que o Calvin não segue o princípio Kantiano, pois este diz que não devemos considerar os outros apenas como meios e - como o Daniel bem explicou - o Calvin considera a Susie como um mero meio.
Penso por isso que o pequeno lapso referido não anula o valor da sua resposta.
Obrigado pelo comentário. Até amanhã.