sábado, 31 de dezembro de 2011

Respostas temporárias: um estímulo para seguir em frente

Na parte final do livro - "O grande inquisidor" - sobre o grande físico italiano, Ettore Majorana (desaparecido misteriosamente em 1938, tal como é relatado no vídeo),  João Magueijo faz algumas reflexões acerca da relação entre a verdade e a ciência que vale a pena ler.

“Este livro não poderia ficar mais em aberto , a verdadeira razão por que quis escrevê-lo: odeio verdades eternas. Não sabemos o que aconteceu a Ettore, e não sabemos se o neutrino é de Majorana. Mas que interessa? Como Einstein e Infeld uma vez disseram, a ciência é um mau triller, daqueles em que nunca se chega a saber quem é o culpado.

Mesmo que um dia uma experiência mostre que o neutrino é de Majorana, podemos ter a certeza que antes que passem mais cem anos outra experiência acabará por demonstrar que a construção de Ettore continua a ser apenas uma aproximação grosseira da realidade. A natureza é sempre mais profunda e complexa do que conseguimos imaginar, e com o benefício de uma visão retrospectiva os nossos pequenos passos acabarão sempre por parecer simplórios e ingénuos. Neste sentido, o neutrino nunca poderá ser de Majorana – nem de Dirac. Nem de quem quer que seja. A falta de uma resposta definitiva não é apenas o fim deste livro: é a natureza da ciência.

Tal como acontece com o neutrino, a história de Ettore também é esquiva. Mesmo que viéssemos a descobrir com certeza o que lhe aconteceu, nunca saberíamos porque o fez – o que é muito mais importante. Esta ausência de uma verdade final não deve entristecer-nos: pelo menos não alimentamos ilusões de omnisciência.

(…) Não me importo de viver na ignorância, desde que saiba que foi feito um esforço; são as visões de respostas temporárias que nos estimulam para seguir em frente, criando tensão e vida.”

João Magueijo, O Grande Inquisidor, a vida extraordinária e o desaparecimento misterioso de Ettore Majorana, génio atormentado da era nuclear, tradução de Helena Ramos, 1ª edição, Lisboa 2011, Editora Gradiva págs. 442-444.

1 comentário:

Ana Paula Sena disse...

Ando a ler o livro! Sensivelmente a meio... Estou a gostar imenso. E acompanho aqui os posts :)