sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sem a crença na justiça, não se valoriza a democracia

O filme Filadélfia, do realizador Jonathan Demme, é admirável por vários motivos: a história, o desempenho dos atores, a banda sonora ... Vi-o no cinema há muitos anos. Recordo-me com alguma regularidade de uma das cenas - a minha favorita - quando em tribunal se pergunta: O que é que faz de alguém um bom advogado?

Eis a resposta: "Quando, ocasionalmente (não muitas vezes), tu contribuis para a justiça que está a ser feita."

Existe um enorme descrédito dos cidadãos em relação à democracia portuguesa. De acordo com os dados deste artigo - "Um em cada seis inquiridos num estudo considera que um sistema autoritário pode ser mais benéfico em algumas circunstâncias". Parece-me que um dos factores principais que mina a crença nas instituições democráticas é o facto dos cidadãos verificarem, com frequência, que as leis não se aplicam e a justiça não se faz. Talvez seja por este motivo que me vem à memória, muitas vezes, a cena deste filme. Mau sinal, presumo.

2 comentários:

Adriana disse...

Cara Sara,
Artigo interessante. Gostava só de avisar que o link para o estudo em questão não está a funcionar, e acho que dava outro "insight" ao texto.

Sara Raposo disse...

Adriana,
Obrigada pelo seu reparo, a hiperligação para o artigo já permite a sua leitura.
Cumprimentos.