quinta-feira, 24 de maio de 2012

Justiça

estado de direito justiçaHá meses atrás a Sara escreveu um post chamado Sem a crença na justiça, não se valoriza a democracia em que evoca uma cena magnífica do filme Filadélfia de Jonathan Demme, onde a personagem principal explica porque é que gosta da Lei e da profissão de advogado. E diz que a razão principal é o facto de por vezes ser possível “contribuir para a justiça que está a ser feita”.

Lembrei-me dessas palavras, simples mas admiráveis, pois soube hoje que uma enorme injustiça foi corrigida pelas instituições responsáveis e que o estado de direito – que por vezes não parece existir em Portugal – funcionou. E é bom saber que a justiça foi feita!

1 comentário:

Carlos disse...

A justiça portuguesa tem destas coisas. Em 20 de Novembro de 2011, Ricardo Ganhão, com 21 anos, foi assassinado pelo ex-marido da mulher de Ricardo.
O arguido contratou o advogado Helder Fráguas, que foi juiz. Condenação: 11 anos de prisão. Daqui a 5 anos estará em liberdade. Ele estava acusado de homicídio qualificado e poderia levar com 25 anos. Mas quem tem dinheiro para um advogado pode tudo.