sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um inesperado contributo para compreender a avaliação dos professores

Um convite de Oppenheimer

Trata-se de um texto de Pedro Lomba (escrito no Público e depois publicado por Helena Damião no blogue De Rerum Natura) acerca de um surpreendente convite endereçado pelo físico Robert Oppenheimer ao crítico literário e ensaísta Georges Steiner.

Posso estar enganado, mas julgo que o interesse intelectual desse convite é independente do valor maior ou menor dos escritos de Georges Steiner.

Quanto ao título do post… Por razões relacionadas com o que escrevi aqui, duvido que muitas pessoas envolvidas na avaliação dos professores perceba sequer a relação entre as duas coisas.

Contudo, não duvido que percebam esta frase: o convidado precisaria “de ser submetido a um rosário de testes, informações, referências, opiniões, e acabaria se calhar por ser vetado por não ter perfil certo.”  Não duvido que percebam a frase nem que aprovem a prática, habituadas que estão a critérios feitos ad hominem para beneficiar X e prejudicar Y, de modo a que os perfis certos coincidam sempre com as pessoas certas - ou seja, com os amigos e colegas do mesmo clã.

George Steiner Robert Oppenheimer

Sem comentários: