domingo, 16 de junho de 2013

Exame nacional de Filosofia 2013: encontra respostas

 questões mal compreendidas

Data de realização: o exame de Filosofia (714) da 1ª Fase é dia 20 de Junho (quinta-feira), às 9.30. 

É já a próxima quinta-feira!

A 2ª Fase realizar-se-à dia 16 de Julho (terça-feira), às 17.00.

Seguem-se alguns links, com textos de apoio, fichas de trabalhos e vídeos, que vos poderão ser úteis ao estudo. Encontram-se organizados por temas, de acordo com as orientações do Gave para o exame.

Os materiais de apoio ao estudo dos conteúdos do 10º ano encontram-se no post anterior: AQUI.  Os temas deste post dizem respeito ao 11º ano.

Bom trabalho a todos!

1. Argumentação e lógica formal. Lógica proposicional – percurso B.

Qual é a utilidade do estudo da Lógica?

A relação entre verdade e validade

Validade dedutiva

Construção de argumentos

Condições necessárias e suficientes: análise de um exemplo

A negação de proposições condicionais

Proposições contraditórias: análise de exemplos

Afirmação da antecedente e negação da consequente

Exemplos de falácias formais

Estudar Filosofia: evita choques elétricos e malentendidos no namoro

2. Argumentação, retórica, filosofia e democracia.

Generalizações e previsões

Contra-exemplo: o que é e para que serve

Argumento por analogia

Dois exemplos de argumentos falaciosos a não seguir

Falácias informais do apelo à ignorância, da derrapagem e do boneco de palha

Exemplos das falácias do espantalho e da derrapagem

Petição de princípio

Exemplos da falácia do apelo à ignorância

O que é um argumento bom (ou cogente)?

Sobre o poder da retórica

O papel da retórica, segundo os sofistas e Platão

É tudo relativo…não é?

Defender a objetividade não significa que se seja dogmático

O que é a democracia?

Filosofia, retórica e democracia: síntese das aulas do 11º ano

Meios de persuasão

Ethos, logos, pathos

Ethos, Logos, Pathos & pizza

3. Exercícios para resolver sobre lógica formal, argumentação, retórica e filosofia.

Proposições: formalização e tradução para a linguagem simbólica

Operadores proposicionais

Formalização e identificação de argumentos (11º ano)

Ficha de Revisão: falácias informais

Ficha de Trabalho (sobre os diferentes tipos de argumentos)

Ficha de revisão: identificação de argumentos não dedutivos

Qual é a falácia?

Teste de avaliação: noções de lógica e lógica proposicional 

Teste de avaliação: lógica formal e informal

Retórica e democracia: Ficha de trabalho

A retórica, os sofistas e Platão: Ficha de trabalho

Filosofia, retórica e democracia: síntese das aulas do 11º ano

4. O problema do conhecimento e análise do ato de conhecer.

O que é o conhecimento?

Aparência e realidade: um vídeo de Nigel Warburton

Três significados de "conhecer”

Ficha de trabalho: identificação dos diferentes tipos de conhecimento

O carácter factivo do conhecimento

Previsão certeira de sismo em Itália: crença verdadeira, mas não justificada

Dois contra-exemplos à chamada definição tradicional de conhecimento

Um “sinal de Deus” será uma boa justificação?

Algumas imagens que nos levam a duvidar dos nossos olhos e o cepticismo radical.

O argumento céptico da regressão infinita da justificação: um exemplo.

O argumento céptico da divergência de opiniões.

Uma objecção ao argumento céptico dos erros e ilusões perceptivas.

5. Exercícios sobre o problema do conhecimento e análise do ato de conhecer.

Teste de avaliação: o problema do conhecimento e o ponto de vista céptico

A vida será um sonho?

6. Teorias explicativas do conhecimento: Descartes e Hume.

A dúvida metódica (este deveria ter sido o primeiro post deste blogue)

Um mar de dúvidas

Razões para duvidar, segundo Descartes

Como é que Descartes pretendeu ultrapassar o ponto de vista dos cépticos

O solipsismo e a necessidade de Deus no sistema cartesiano

Aparência e realidade: um vídeo de Nigel Warburton

Penso, logo existo - uma ideia que toda a gente conhece?

Descartes: argumentos para provar a existência de Deus

A objeção de Kant ao argumento ontológico: a existência não é um predicado

O argumento ontológico: diálogo entre um crente e um ateu

Objeção ao argumento da marca: criar a ideia de perfeição é diferente de criar a própria perfeição

Objeção a Descartes: o cogito é um entimema e não é uma crença básica

Os conceitos cartesianos de intuição e dedução

A matemática é a priori mas não é inata

Uma folha de papel em branco

Impressões e ideias

Cegos que começam a ver: impressões e ideias

O problema da causalidade

A causalidade segundo Hume

A crença na causalidade é instintiva

As superstições e a crítica de Hume à ideia de causalidade

A minha vida é real: conhecimento ou mera crença?

A abdução ou argumento a favor da melhor explicação

7. Exercícios para resolver e questões para discutir sobre Descartes e Hume:

Preparação para o teste intermédio do 11º ano: questões sobre Descartes e Hume

Críticas a Descartes: Ficha de trabalho 

Como se originou, segundo Hume, a ideia de Deus?

Teste de avaliação: Descartes e Hume

8. Senso comum e conhecimento científico.

O senso comum não basta para compreender o mundo

Exemplos de explicações científicas

Algumas diferenças entre o senso comum e a ciência

Há boas razões para acreditar na ciência e não nos milagres

2 Fichas de trabalho: o método e a objectividade na ciência

6. Kuhn e Popper.

As teorias científicas são falsificáveis

O falsificacionismo de Karl Popper

Verificabilidade e falsificabilidade – alguns exemplos

Ou seja, uma investigação não começa com a observação

O refereeing ou arbitragem científica

A palavra ‘provado’ devia ser usada com mais cuidado!

Ascenção e queda das teorias científicas

Razões para considerar a homeopatia uma pseudociência

O que pode a ciência provar?

O que é fazer ciência? - A perspectiva de Einstein

A objetividade e a evolução da ciência, segundo Kuhn

Popper e Kuhn: ideias fundamentais

2 Fichas de trabalho: o método e a objectividade na ciência

Um cientista popperiano

7. Testes intermédios realizados:

Teste intermédio de Filosofia do 11º ano (2012): enunciado e  critérios de correção

Teste intermédio de Filosofia do 11º ano (2013): enunciado e critérios de correção

8. Exames nacionais e critérios de correção.

Enunciado e critérios de correção do exame de Filosofia da 1ª Fase, 2012

Enunciado critérios de correção do exame nacional de Filosofia 2ª Fase, 2012

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