sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lições de Filosofia ainda melhores

50 Lições de Filosofia 11º ano

Na Escola Secundária de Pinheiro e Rosa escolhemos hoje o manual que usaremos no 11º ano nos próximos anos. Por unanimidade a escolha recaiu no 50 Lições de Filosofia – 11º ano, de Aires Almeida e Desidério Murcho.

No post Os melhores manuais de filosofia para o 11º ano referi cinco manuais que “apresentam corretamente a filosofia aos alunos: como uma discussão crítica de problemas, onde o próprio aluno é chamado a intervir e argumentar, e não como um discurso dogmático. Conseguem, além disso, um equilíbrio entre o rigor filosófico e a clareza e simplicidade, que é indispensável num livro destinado a adolescentes.”

Pois bem, parece-me que o 50 Lições consegue fazer isso ainda um pouco melhor que os outros quatro. Trabalhámos no presente ano letivo com o 50 Lições de Filosofia – 10º ano e foi uma boa experiência. Não me arrependo, pelo contrário, dos elogios que escrevi há cerca de um ano: Boas lições de Filosofia. Ora, o livro do 11º ano consegue ser ainda melhor que o livro do 10º em termos de organização, clareza, adequação das atividades, recursos disponibilizados para os professores, etc.

É um livro que apetece continuar a ler e não apenas consultar. Será por isso um bom instrumento de estudo e um estímulo para o pensamento crítico dos alunos.

Uma palavra de apreço para o Como pensar tudo isto?, de Domingos Faria, Luís Veríssimo e Rolando Almeida, que é na minha opinião o segundo melhor manual de todos os que analisei. Além das qualidades já referidas no post sobre os melhores manuais, destaco os excelentes vídeos com interessantes experiências mentais e, sobretudo, o uso que faz da lógica em todos os capítulos. Nesse aspeto em particular, é melhor que qualquer outro manual e consegue dar sentido à expressão “estudar lógica é estudar as ferramentas do ofício filosófico”.

A bem do ensino da filosofia em Portugal, espero que o 50 Lições, o Como pensar tudo isto? e os outros manuais que destaquei sejam escolhidos pela maioria das escolas portuguesas.

4 comentários:

Luis V. disse...

Obrigado pelas vossas palavras de apreço. E parabéns ao 50 lições por ter conseguido a adoção na Pinheiro e Rosa. O Carlos e a Sara são dois Professores com "P" com quem adorei conversar quando fizemos a apresentação no Algarve. Abraços, Luis.

Carlos disse...

Como já tinha referido, os 2 são bons manuais. Não obstante, a decisão recaiu sobre o 50 Lições. Parabéns a ambos.

Aires Almeida disse...

Obrigado pelas vossas palavras e pela vossa escolha. É muito honroso ser escolhido por um grupo como o vosso. E não se acanhem, como de costume, em nos comunicar o que acharem menos adequado, para podermos fazer melhor da próxima vez.

Rolando Almeida disse...

Da minha parte, fazendo equipa no Como Pensar Tudo Isto?, só tenho de ficar feliz pelo vosso reconhecimento. A vossa escolha no 50L é excelente. Muito devo pessoalmente e profissionalmente aos autores do 50L, com quem estes anos todos tenho aprendido muito.