domingo, 29 de junho de 2014

O exame nacional de Filosofia e o número de visitantes deste blogue

image

Nos dias 16 e 17 de Junho - antes e depois do exame nacional de Filosofia - este blogue registou, em média, 1.300 visitantes diários (e mais de 2100 páginas visualizadas), o que representa um aumento significativo em relação ao número de visitantes habitual. Em tempo de aulas, recebemos, aproximadamente, 600 a 700 visitantes por dia. Uma outra conclusão que também se poderá tirar, olhando para os gráficos do contador do blogue (nas imagens abaixo), é que algum estudo dos alunos talvez tenha sido feito feito à última da hora. Esperemos que os resultados do exame permitam mostrar eu não tenho razão.  :)

A quantidade é considerável e - talvez - surpreendente, considerando que tem vindo a crescer desde Setembro de 2008:  o ano em que o "Dúvida Metódica" começou a existir enquanto projeto da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa. Por outro lado, estes números e os testemunhos de muitos colegas professores de Filosofia atestam que este blogue passou a ser conhecido em Portugal e noutros países estrangeiros, em particular no Brasil.

Agradecemos, por isso, a todos os nossos leitores, mas sobretudo aos alunos - que são a razão de ser deste blogue.

Acreditamos que a Filosofia tem um papel fundamental a desempenhar na formação geral dos alunos do ensino secundário. Acreditamos que cabe a todos os professores - através da partilha do seu trabalho com os colegas, da submissão à discussão e à crítica - contribuir para melhorar o ensino desta disciplina. Os resultados que temos conseguido, ao longo dos seis anos de existência deste blogue, mostram que isso é possível. Desejamos, por isso, que ainda mais professores façam aquilo que nós fazemos: todos teremos a ganhar com isso!

Sara Raposo e Carlos Pires

image 

image

image

Sem comentários: