sábado, 28 de fevereiro de 2015

Museu da Água: nós vamos lá! (1)

No dia 3 de março, os alunos do 10º D e 11º A irão a uma visita de estudo a Lisboa acompanhados pelas professoras Ana Paula Coelho, Anabela Santos, Olga Lima e Sara Raposo. Uma experiência que, esperamos, seja memorável!
Seguem-se fotografias e informações acerca dos locais a visitar.
Museu da Água, outras fotos.
«A nova exposição permanente do Museu da Água aborda a temática da água nas vertentes da história, da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade convidando o visitante a explorar conteúdos como a presença da água no planeta.»
Museu da Água – Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
Exposição permanente do Museu da Água
Rua do Alviela, 12 1170-012 Lisboa
Museu da Água: Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, Lisboa
Museu da Água: Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos. Outras fotos.
«Parece que estamos num dos cenários do filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin. Uma máquina gigantesca, que ocupa um edifício de três andares. É intimidante. A Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, inaugurada no dia três de outubro de 1880, foi criada com o intuído de bombear água do aqueduto do Alviela para a cidade de Lisboa. E esteve em funcionamento até 1928.
Atualmente preserva as antigas máquinas a vapor e as suas bombas, testemunhos enriquecedores da arqueologia industrial. Em 2010, o edifício da estação elevatória a vapor foi classificado como conjunto de interesse público.»
Poderá também ver outras fotografias AQUI.
Jardim das Amoreiras e parte do Aqueduto das Águas Livres.
Reservatório Mãe d’Água das Amoreiras, Lisboa
Reservatório Mãe d’Água das Amoreiras. Outras fotografias do local AQUI.
«O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras é um espaço amplo, luzente e unificado. O interior parece uma igreja de arquitetura barroca. Numa das fachadas interiores, a água das nascentes jorra da boca de um golfinho sobre uma cascata, construída com pedra transportada das nascentes do Aqueduto das Águas Livres. No terraço há uma surpresa: uma vista panorâmica da cidade de Lisboa.
Neste momento, existe mais uma razão para visitar: o reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras acolhe a exposição temporária “A Água no Azulejo Português do Século XVIII”. Os painéis de azulejos alusivos à água, alguns expostos pela primeira vez, pertencem à coleção do Museu Nacional do Azulejo e estarão em exibição até junho de 2015.»
Informação retirada  do jornal online "Observador" - ver AQUI - onde há também um vídeo sobre o local.

Sem comentários: